Como sabemos, a fase da infância é o momento de muitas transformações e dúvidas. É uma fase que precisa de um cuidado especial, principalmente em termos de saúde mental. Afinal, este cuidado tem impacto direto na adolescência e na vida adulta. E uma das grandes ferramentas que a psicologia oferece é a psicoterapia.
Você já ouviu falar nessa técnica? Ela também pode ser aplicada em adultos.
Vamos entender melhor?
A psicoterapia infantil é um conjunto de técnicas e métodos utilizados por psicólogos para ajudar crianças e adolescentes que têm dificuldades em demonstrar, expressar e lidar com as suas emoções.
Ela pode ser trabalhada de forma individual, com um grupo de crianças, com uma família ou com várias famílias.
Os conflitos na infância se manifestam das mais variadas maneiras. Podem ser de forma agressiva, diminuição no desempenho escolar, dentre outras.
A psicoterapia infantil é realizada através de atividades lúdicas que incluem brinquedos e jogos. Através deles, a criança tem a possibilidade de expressar seus sentimentos, expondo seu mundo interno.
Em determinados momentos, os pais são convocados para participar dos encontros, para acompanhar o andamento do tratamento.
Existem, na verdade, vários métodos que podem ser utilizados durante as sessões. Entre os mais comuns, destacam-se:
Brincadeiras para exercitar a imaginação
Através das brincadeiras, o psicólogo identifica com mais facilidade os fatores que podem estar atrapalhando a comunicação e socialização da criança.
Aqui, a criança também compartilha algumas experiências sociais e pessoais, em paralelo a situações imaginárias que cria durante as brincadeiras.
Musicoterapia
Trabalha a questão dos sentidos, através de sons, ruídos e melodias.
Ludoterapia
Promove a interação e diversão dos pequenos. O profissional analisa a reação da criança durante todo este processo.Ludoterapia
Não hesite em buscar ajuda quando necessário. Fique sempre de olho nos comportamentos do seu filho. Tenha sempre diálogos abertos e acolhedores.
Dúvidas? Entre em contato conosco!