A Avaliação neuropsicológica é um exame que une duas ciências: a psicologia e a neurologia.
Assim, ela tem como objetivo a análise cerebral de um indivíduo, investigando a mensurando todos os seus aspectos cognitivos, seu comportamento e também o seu emocional.
Ela pode ser aplicada em todas as faixas etárias: crianças, adultos e idosos. Para cada uma delas existe uma abordagem diferente.
Para crianças, os aspectos analisados englobam transtornos de conduta e também atrasos no aprendizado. A dificuldade em ler e também de realizar algumas atividades consideradas básicas pode ser diagnosticada através da avaliação neuropsicológica.
Em adultos e idosos, a abordagem se dá em relação a traumas, depressão, ansiedade, AVCs (Acidente Vascular Cerebral) e outras condições que envolvem o comportamento.
Geralmente, toda a análise é feita de maneira simples, aplicada muitas vezes com lápis e papel.
São realizados testes e entrevistas que atestam e evidenciam as aptidões e qualidades das funções cognitivas do paciente. São testes de memória, comunicação verbal, dicção e também coordenação motora, além de anamnese médica e observação clínica.
A partir daí, o psicólogo tem um panorama do que se passa na cabeça do indivíduo, permitindo a compreensão do funcionamento do cérebro do paciente. É gerado o que chamamos de perfil neuropsicológico.
Quando alguma deficiência cognitiva tem impacto direto sobre a qualidade de vida e bem-estar do paciente, atrapalhando suas atividades diárias, é necessária uma avaliação neuropsicológica.
Entre alguns sinais que indicam a realização do procedimento, temos:
Entre outras.
Conte com a equipe da Magna Opus para o acompanhamento do seu desempenho cognitivo!
Entre em contato conosco.