O pilates com objetivo de fortalecimento, também conhecido como funcional, tem como principal característica a conjugação de diferentes capacidades físicas em apenas um exercício.
Nesse sentido, o foco, nesse tipo de exercício, desloca-se de um único grupo muscular trabalhado isoladamente, para um trabalho com o corpo todo.
Nesses exercícios, trabalha-se a coordenação motora, o sistema cardiorrespiratório, o equilíbrio, a força muscular e a flexibilidade.
Atendendo aos princípios que orientam a prática do pilates, quais sejam: respiração, fluidez, precisão, concentração, controle e centralização.
Nesse tipo de treinamento, recruta-se mais a musculatura estabilizadora.
Isso permite com que o indivíduo aproveite de sua estabilidade para que desenvolva melhor equilíbrio.
Além disso, também faz uso de movimentos básicos que são conhecidos como movimentos-chave.
Esses movimentos são fundamentais para a sobrevivência humana.
São eles: avançar, agachar, puxar, empurrar, levantar, girar e abaixar.
Desenvolve-se, também, a consciência corporal, pois o indivíduo é demandado a realizar diferentes movimentos e estar em diferentes posições.
Para o fortalecimento por meio do pilates funcional, as principais habilidades exigidas e desenvolvidas são:
Essa modalidade de exercício é essencial para desenvolver ou recuperar capacidade biomotora de força, resistência, flexibilidade, potência, equilíbrio, agilidade e velocidade.
Além disso, há consequências nos reflexos, pois o corpo será demandado a realizar ações reflexas para manter a postura adequada enquanto realiza os exercícios.
Os treinamentos permitirão o recrutamento de diversas estruturas musculares, especialmente para manter a estabilidade.
E conforme o corpo se adapta às rotinas de treino e estas são alteradas e passam a demandar novas habilidades, ocorre, novamente, um processo de adaptação que tenciona respostas positivas do organismo.
Assim, o fortalecimento proporcionado por esse treinamento é ideal para pacientes com dores como: