A avaliação de bioimpedância é um exame que faz a análise da composição corporal. Ela estima a gordura corporal, a massa magra, a quantidade de água, entre outros dados. Todos eles fornecem informações precisas sobre o estado nutricional do paciente.
É um exame que pode ser realizado de rotina ou em indivíduos que estão fazendo acompanhamento nutricional.
Atualmente, ele é muito solicitado em academias, por nutricionistas que desejam saber mais sobre a composição corporal de seus pacientes. Ele ajuda na identificação de ganhos ou perdas, de acordo com o plano de treino ou a dieta.
Para garantir resultados precisos, é necessário que o paciente tome alguns cuidados, como:
Existem ainda outras restrições que podem ser solicitadas.
Todo o procedimento é feito em balanças especiais, equipadas com placas de metal capazes de produzir uma corrente elétrica (leve e fraca), que atravessa o corpo do paciente.
Nossa composição corporal é 75% água, isto é crucial para medir a sua impedância. Os resultados possibilitam identificar os volumes exatos de água no organismo, além de gorduras e calorias que o corpo queima no dia a dia (com base em altura, sexo e idade)
Um fato interessante é que como o músculo é rico em água, um aumento de água corporal neste exame pode sugerir, também, um aumento da massa muscular!
Outra informação bastante útil é o índice de sarcopenia, que se refere à perda de musculatura esquelética dos membros. Ele é calculado pela divisão da massa muscular dos quatro membros pela altura ao quadrado!
Alguns pacientes precisam realizar a cirurgia bariátrica e também recorrem ao exame de bioimpedância. Ele, na verdade, é fundamental, pois fornece a massa corpórea exata.
Dúvidas sobre o exame? Mande uma mensagem para a gente!