Quando falamos em acompanhamento mensal no âmbito da nutrição, está em foco a avaliação completa do paciente, no que concerne ao seu quadro nutricional.
Esse foco faz parte do trabalho mais amplo de cuidado com a saúde nutricional que se direciona a proporcionar as condições necessárias para que o paciente atinja seus objetivos.
Para que esses objetivos sejam alcançados é preciso, mediante avaliação de bioimpedância e planejamento do cardápio personalizado, acompanhar sistematicamente a evolução do paciente.
A cada consulta, verifica-se, novamente, a composição física do paciente, analisam-se os resultados obtidos comparando-os com os dados anteriores e fazem-se os ajustamentos necessários caso haja demanda.
É nesse acompanhamento mensal que o paciente poderá tirar dúvidas, relatar sua experiência de adaptação à mudança alimentar bem como à suplementação.
Quando devo buscar acompanhamento nutricional?
Quanto mais precocemente você buscar orientação nutricional, maiores são as possibilidades de que sua vida alimentar seja saudável e proporcione melhora em termos de saúde.
O nutricionista tem a função de avaliar seu comportamento alimentar, além das suas necessidades energéticas e traçar o melhor plano alimentar para as suas características.
Além disso, o plano alimentar também é individualizado a depender do quadro de saúde do paciente, isto é, se este possui, eventualmente, alguma doença que demanda alimentação específica.
Primeiramente, é fundamental que possíveis ajustes sejam feitos visando a qualidade alimentar e a sua saúde geral.
Além disso, o acompanhamento possibilita:
Atualmente, diversas “receitas milagrosas” prometem mudanças físicas mediante a realização de dietas.
Essas dietas são perigosas, pois não necessariamente seu corpo receberá os nutrientes adequados às características dele.
O acompanhamento mensal em nutrição proporciona atenção individualizada e é feito por profissionais qualificados e habilitados nessa área.