Como todos nós sabemos, cada criança se desenvolve de um modo diferente.
É extremamente comum que, por exemplo, algumas crianças tenham dificuldade em exercer tarefas como ler e escrever, enquanto outras possuem extrema facilidade em executá-las.
É preciso que pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais de dificuldade. Podem ser indícios de problemas neurológicos.
Existem, na verdade, inúmeras condições do sistema nervoso que podem trazer problemas para os pequenos. Os mais comuns são a dislexia, o atraso intelectual e o déficit de atenção.
As causas para para um transtorno neurológico são diversas. Elas podem ter origem genética ambiental, alimentação desequilibrada, partos prematuros, traumas físicos e psicológicos, etc. E a criança pode apresentar alguns sintomas desses problemas. Entre os principais sinais, destacam-se:
Também conhecidos como distúrbios do neurodesenvolvimento, são os transtornos que têm impacto direto na interação social, comunicação e memória de crianças e adolescentes. Entre os principais, estão:
Transtorno do Espectro Autista (TEA): causa comprometimento da interação social. A fonoaudiologia auxilia na melhoria dos sintomas comportamentais, além de aspectos da linguagem e também da comunicação verbal por meio de exercícios de articulação da fala e uso de imagens para facilitar a comunicação.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): condição que causa diminuição da capacidade de prestar atenção e se concentrar em algo. O fonoaudiólogo atua no aprimoramento da atenção da criança, para que ela se torne mais alerta e melhore sua dicção.
Paralisia cerebral: afeta a comunicação e a alimentação, dependendo do grau. O acompanhamento do fonoaudiólogo se dá através de sessões de estimulação da fala, comunicação gestual e comunicação.
Dislexia: condição que afeta a aprendizagem da criança, dificultando a compreensão de letras e símbolos, por exemplo. O trabalho do fonoaudiólogo é ajudar o paciente a associar os sons da fala, fonemas e as letras correspondentes. Isso ajuda o disléxico na leitura e nas relações entre a escrita e o som das palavras.
Carinho e atenção são essenciais para uma criança em tratamento!
Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a equipe da Clínica Magna Opus!