Pesquisas atuais apontam que o método ABA - Applied Behavior Analysis, traduzido do inglês, Análise Aplicada do Comportamento, aplicado à terapia da fala é muito eficaz, com resultados significativos nas habilidades de língua falada, comportamentos sociais e qualidade de vida geral.
Assim sendo, ele é indicado na terapia de linguagem para pacientes com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down, e que terá como base o reforço sobre o aspecto comportamental positivo.
O método de análise aplicado ao comportamento, utiliza uma sistemática de aprendizado que é elaborada conforme o paciente apresenta a atitude desejada, gerando no final de cada meta ou desafio atingido uma recompensa.
A saber, esse é um método cientificamente comprovado, e que diferente dos métodos tradicionais, gera menos desgaste e tensão do paciente, melhorando inclusive, os aspectos emocionais e as relações sociais.
O Método ABA é feito por fonoaudiólogos devidamente habilitados para aplicar a terapia em pacientes que precisam melhorar suas habilidades de comunicação.
Uma vez que são especialistas, possuem uma compreensão profunda dos desafios de seus pacientes, sendo então, capazes de fornecer a orientação e o apoio necessário durante toda sua evolução no tratamento.
Por fim, os benefícios de utilizar o método ABA para linguagem em pacientes com TEA e Síndrome de Down, sobretudo, está no desenvolvimento da autonomia do paciente em usar do seu potencial de aprendizado, ajudando-o a evoluir gradativamente.
Os pais e demais pessoas do convívio do paciente, também conseguem sentir a melhora, proporcionando uma integração nos mais diversos ambientes.
Por fim, com a comunicação estabelecida, a rotina diária, como vida escolar, profissional além dos cuidados com a higiene pessoal e a redução dos comportamentos agressivos, elevam a qualidade de vida do indivíduo.
A Clínica Magna Opus promove um atendimento humanizado e ético para seus pacientes. Agende uma consulta e saiba mais.