Adulto

Pessoas de todas as idades necessitam se consultar com um fonoaudiólogo.

Muito se fala da sua importância quando o assunto é crianças. Mas antes de qualquer coisa, saiba que este profissional também é fundamental na vida de adultos.

Os adultos também podem sofrer de problemas de fala, deglutição, mastigação e outras funções relacionadas à boca.

Geralmente, este profissional é procurado por adultos em casos de dificuldades de comunicação social e também no ambiente de trabalho. Entre as queixas mais comuns destacam-se a falta de expressividade oral, alterações para articular os sons da fala, ou ainda o uso inadequado da voz.

Mas a atuação deste profissional vai além. Ele também pode ajudar pessoas que sofrem de insônia, labirintite, traumatismos e outras doenças neurológicas.

Idosos, inclusive, são amplamente beneficiados. A intenção aqui é fortalecer os músculos relacionados à deglutição, prevenindo engasgos e também perda auditiva (normal com o avanço da idade).

Problemas comuns em adultos tratados pela fonoaudiologia

Existem várias condições que podem atingir adultos, necessitando da intervenção de um fonoaudiólogo. Entre as mais comuns estão:

Problemas na voz

Vale salientar: qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema. A atuação da fonoaudiologia engloba o diagnóstico, a prevenção de distúrbios relacionados e também a busca constante pelo aperfeiçoamento da saúde vocal.

Entre os profissionais que mais buscam ajuda estão atores, cantores, professores, locutores e apresentadores de TV.

Disfemia (Gagueira)

A gagueira caracteriza-se pela repetição de fonemas ou sílabas, prolongamento de sons, além de bloqueios e pausas silenciosas durante a pronúncia. Na idade adulta, este distúrbio passa a ser ainda mais visível, pois fica difícil controlar a ansiedade e nervosismo para falar.

O fonoaudiólogo, junto ao paciente, deve avaliar os possíveis tratamentos. O tempo de terapia depende inteiramente do grau da gagueira, em que estágio ela se encontra e também do comprometimento do paciente em realizar o tratamento.

Para mais informações, entre em contato com a equipe da Clínica Magna Opus!

Endereço

Avenida Professor Osvaldo de Oliveira,
262, Itaquera - São Paulo

Responsável Técnica

Sabrina de Carvalho Camacho Sanchez
CRP: 06/161573