A fisioterapia é uma especialidade médica que tem uma ampla gama de atuação. Ela trabalha com simples lesões até uma desordem de alta complexidade, ajudando o indivíduo portador a conquistar uma independência funcional e melhora na qualidade de vida.
Suas bases fundamentam-se no exercício terapêutico, conhecido como cinesioterapia, com ajuda de equipamentos e outras ferramentas para ajudar na recuperação, melhora da mobilidade, alívio da dor e prevenção de disfunções físicas de pacientes vítimas de lesões e doenças.
Dentro da fisioterapia, existe uma subespecialidade chamada de fisioterapia ortopédica. Sua principal função são os cuidados que envolvem distúrbios ósseos e também musculares. Ela atua principalmente na reabilitação de pessoas que sofreram algum tipo de lesão e também casos mais específicos, como amputações.
Em suma, trata-se de uma atuação conjunta e complementar, que tem como objetivo o bem-estar e cura do paciente. Essa fusão oferece tratamentos mais efetivos, com uma abordagem mais completa.
Existem algumas situações, que incluem doenças e condições, que são propícias a atuação de um fisioterapeuta ortopédico. Os mais comuns são:
Após planejar o tratamento do paciente, o fisioterapeuta ortopédico coloca em prática toda metodologia, sempre respeitando as limitações de cada pessoa tratada.