A fisioterapia neurológica trata-se de uma área específica da fisioterapia, que tem como foco geral o tratamento de pessoas atingidas por doenças neurológicas ou com lesões na medula espinhal.
Seu objetivo é restaurar a funcionalidade através do aprendizado do movimento, além de restabelecer a identidade física e emocional do paciente lesionado.
O paciente pode se recuperar de forma total ou parcial. Algumas patologias acabam deixando sequelas, por vezes, permanentes. Cabe ao fisioterapeuta encontrar as melhores alternativas para que o paciente conquiste a independência no seu cotidiano.
Vale salientar que a participação familiar nesses casos exerce papel fundamental. O auxílio emocional é de extrema importância nestes casos.
Qualquer indivíduo que desenvolve problemas relacionados à parte neurológica costuma sofrer impactos negativos, não apenas físicos.
Eles atingem todas as esferas: pessoal, social e profissional. A situação se torna angustiante em alguns casos.
A rotina precisa ser reorganizada. Dessa forma, a fisioterapia neurológica procura desenvolver o máximo de funcionalidade, para que ocorra uma reinserção na sociedade.
Todo este processo pode durar anos. O acompanhamento da recuperação pode ser, inclusive, algo gratificante ao fisioterapeuta, promovendo uma evolução profissional e pessoal.
De modo geral, o fisioterapeuta neurológico está apto a tratar e acompanhar todas as condições e doenças que envolvam disfunções no cérebro, na medula espinhal, parte neuromuscular e também nervos periféricos.
Essas condições e doenças levam a uma série de consequências. Como dito anteriormente, elas causam sérios danos à qualidade de vida e ao bem-estar do paciente. Incluem:
Entre outras.
Entre as principais doenças tratadas, destacam-se:
Você tem dúvidas a respeito do assunto? Entre em contato conosco!