Também conhecida como fisioterapia para idosos, a fisioterapia geriátrica é a especialidade, dentro da fisioterapia, que volta sua atenção para o tratamento de pessoas com mais de 65 anos.
Esses tratamentos incluem a compreensão de movimentos, funcionalidades e necessidades que a maioria dos idosos tem. Ela é fundamental para a qualidade de vida destas pessoas já que limitações físicas e modificações corporais são comuns nessa faixa de idade.
O Brasil é um país com índices de envelhecimento bastante altos. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), relatam que em 2019 o país estava com 6 milhões de idosos a mais que crianças.
Isto é um reflexo do aumento da qualidade de vida, graças a especialidades como a fisioterapia geriátrica.
Além da melhoria da qualidade de vida, auxiliando na recuperação dos movimentos do corpo, a fisioterapia geriátrica:
O acompanhamento deve ser contínuo e inclui, também, a observação do cotidiano, vícios e costumes, manias, entre outros.
A observação destes fatores fornece ao fisioterapeuta um conhecimento maior acerca do paciente, permitindo intervenções mais eficazes no dia a dia, com procedimentos totalmente direcionados.
O tratamento é realizado através das mais variadas técnicas, que incluem treino de marcha, estimulação cognitiva, atividades funcionais, reabilitação virtual, treino com plataforma vibratória, entre outras.
Caso tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco!