A drenagem linfática é um tipo de massagem que utiliza movimentos circulares, de bombeamento ou deslizamento estimulando o sistema linfático para a eliminação do excesso de fluidos do corpo.
Respaldada por evidências científicas, ela é indicada para tratamentos estéticos e pós cirúrgicos, além de promover o relaxamento e o bem estar do corpo.
A linfa é um líquido que circula no corpo humano responsável pela limpeza do sangue e também no auxílio do sistema imunológico, juntamente com os anticorpos. Quando se encontra em excesso, pode causar dor e inchaço.
Assim, a drenagem linfática atua justamente na liberação do líquido acumulado nos tecidos auxiliando nesse processo, a regeneração dos mesmos.
A técnica é aplicada manualmente através de movimentos circulares e compressões. Sendo esta, a maneira mais eficaz de captar o excesso de líquido do corpo. Especialistas afirmam que apenas com a drenagem feita manualmente é possível captar todo o líquido com maior precisão.
Existem, no entanto, alguns aparelhos que podem auxiliar na estimulação mas, devem ser utilizados como aliados a técnica manual.
É importante lembrar que a drenagem linfática possui restrições! Pessoas com infecções agudas, pacientes com câncer, hepatite, asma, hipertensão e trombose, por exemplo, não podem realizar essa técnica.
Primordialmente, indica-se para tratar inchaços devido ao acúmulo de líquidos no corpo ou no rosto. Mas ela pode ser indicada em outros casos como por exemplo:
Para mais informações sobre a realização da drenagem linfática, você pode entrar em contato com a equipe da Clínica Magna Opus!