A tensão pré menstrual (TPM) é caracterizada por um conjunto de sintomas que antecedem o período menstrual nas mulheres geralmente de 7 a 10 dias. Cólicas, inchaço, irritabilidade e oscilações de humor são algumas das queixas mais comuns.
Algumas mulheres podem ficar mais sensíveis e deprimidas na TPM mas os sintomas costumam aparecer quando a menstruação chega. Trata-se de uma condição bastante comum, afetando até 85% das mulheres.
A principal causa para a TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual, que tem impacto direto no sistema nervoso central.
A produção de estrogênio e a progesterona aumentam, alterando neurotransmissores, como a serotonina. Existem casos os sintomas da TPM se tornam tão fortes e desconfortáveis que limitam as mulheres de exercerem suas atividades normalmente. Geralmente esses casos estão ligados a problemas no sistema reprodutor, como a Síndrome do Ovário Policístico por exemplo.
Em um estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, ficou comprovado a eficiência da acupuntura no alívio dos sintomas causados pela TPM.
Nele, o tratamento com a técnica proporcionou, em 92% dos casos, alívio total dos sintomas, sem recidiva por 6 meses. Além disso, diminuiu também as dores menstruais, em 91% dos casos.
Assim como em outros problemas, o tratamento consiste na aplicação de agulhas finas, em locais específicos do corpo. Para melhor efetividade no tratamento, são indicadas aproximadamente de 10 a 20 sessões, com duas aplicações semanais.
Os intervalos entre as sessões vão depender da resposta de cada paciente ao tratamento. Dessa forma, à medida em que os resultados forem atingidos, diminui-se as aplicações.
Sua atuação é eficiente no tratamento das dores, incluindo dores de cabeça, dores nas pernas, costas e mamas.
Além disso, ela diminui sintomas como irritabilidade, insônia, aumentando ainda a diurese, reduzindo o inchaço comum nesse período.
A acupuntura, quando associada a uma rotina alimentar equilibrada, atividade física e boas noites de sono apresentam ótimos resultados no tratamento da TPM e na melhora da qualidade de vida das mulheres.