Com certeza você já teve insônia em algum momento da sua vida.
A insônia caracteriza-se pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Você sabia que, cerca de 30 a 50% dos brasileiros sofrem com insônia?
Ela pode ter diversas causas. Entre as mais comuns destacam-se o estresse, a ansiedade, a depressão, dores crônicas e o uso de certos medicamentos.
Para o correto diagnóstico da insônia, o médico avalia as queixas da pessoa, histórico e hábitos de vida para identificar fatores que podem ajudar a desencadear o quadro.
Existe um exame do sono, chamado de polissonografia, que identifica outros possíveis distúrbios que precisam de tratamento.
Os distúrbios do sono são caracterizados por todas as irregularidades de comportamento que causam dificuldade na hora de dormir. Atualmente, existem milhares de distúrbios do sono.
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 40% da população apresenta algum distúrbio do sono.
Entre os distúrbios mais comuns estão o transtorno alimentar, bruxismo, ronco, paralisia do sono, síndrome das pernas inquietas e o sonambulismo.
Atualmente a insônia é classificada em três tipos diferentes, que variam de acordo com sua duração ou frequência. Os três tipos são:
Em qualquer um desses casos, os indivíduos atingidos têm a qualidade de vida e bem-estar prejudicados.
Um conjunto de hábitos regulares é um dos principais tratamentos para a insônia. Entre eles estão:
Abordagens como acupuntura e outras terapias alternativas também auxiliam diretamente na qualidade do sono.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco!