Segundo pesquisas, cerca de 96% da população não sabe o que é depressão. Confundida com tristeza, ela se difere desta por tratar-se de um quadro de complexidade maior.
Todas as pessoas experimentam sentimentos com tristeza e desânimo ao longo da vida. Contudo, é essencial saber diferenciar estes acontecimentos de um quadro depressivo, onde os sentimentos persistem por mais tempo que o comum.
Além de tristeza permanente, o paciente é acometido por vários sintomas como: alterações de humor, sono conflituoso, perda do sentido da vida, apatia, dentre outros.
O indivíduo que passa mais de duas semanas em sofrimento, com comportamentos destrutivos e sensação de vazio deve alertar-se e buscar ajuda.
Atualmente, a depressão atinge aproximadamente 360 milhões de pessoas no mundo. Possui diferentes graus podendo ser leve, moderada e grave. Para o diagnóstico correto é necessário consultar um psiquiatra e a partir de então, iniciar o tratamento.
A acupuntura para o tratamento da depressão apresenta ótimos resultados.
Também utilizada para quadros de Transtorno de ansiedade generalizada (TAG), os pacientes com depressão se beneficiam da técnica que tem como objetivo estimular o sistema nervoso e liberar substâncias que agem na sensação de bem estar. Sua principal via de ação são aquelas ligadas a neuroquímica do cérebro, como a dopamina e o cortisol.
A dopamina é um neurotransmissor, responsável por levar informações para várias partes do corpo, relacionadas principalmente ao humor e ao prazer.
O cortisol é responsável pelo controle do estresse, diminuição das inflamações e também auxilia no funcionamento do sistema imune.
Quando ambos se encontram em equilíbrio, o paciente permanece saudável, psicologicamente e emocionalmente.
Com uso correto e minucioso, as agulhas estimulam os pontos certos e auxiliam o tratamento de quadros depressivos.
Desde de 1995, a acupuntura é reconhecida como um especialidade médica pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).
Contudo, é necessário ter em mente que ela é um tratamento que atua em conjunto com o tratamento prescrito após o diagnóstico de um psiquiatra. Portanto é de extrema importância que o paciente siga as instruções médicas para que, junto com a acupuntura, possa-se atingir os resultados esperados.
Os benefícios da técnica aplicada à depressão são: diminuição na intensidade dos sintomas, estímulo na liberação de cortisol e dopamina e relaxamento.
Para mais informações sobre o assunto, você pode entrar em contato com a Clínica Magna Opus!