A ansiedade é um termo que abrange distúrbios psicológicos causados pelo excesso de medo, preocupação e nervosismo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a ansiedade é um mecanismo de defesa comum do nosso corpo, ela nos impede de realizar determinadas ações que coloquem a vida em risco.
Quando esses sentimentos são experimentados de maneira muito intensa e frequente a ansiedade pode tornar-se uma patologia e necessita de diagnóstico adequado para iniciar o tratamento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, no ano de 2021 observou-se que 9,3% dos brasileiros convivem com a doença. Sendo considerado o país com as maiores taxas de ansiedade no mundo. Isolamento social, rotinas ininterruptas de trabalho ou ambientes de alta tensão podem influenciar no agravamento ou início da doença.
Existem alguns sintomas que caracterizam esta condição. Entre os mais comuns, estão:
Existem casos de alguns sintomas aparecem de forma tão intensa que são confundidos com infarto ou outros problemas cardiovasculares, como uma dor forte no peito por exemplo.
Primordialmente, vale salientar que a acupuntura é benéfica no tratamento de vários problemas de saúde. Seu uso mais comum inclui o alívio de dores musculares e crônicas, alívio do estresse, tratamento de alergias e melhora na qualidade de vida de pacientes oncológicos.
Para a ansiedade, a acupuntura age estimulando o sistema nervoso através da introdução de agulhas em pontos específicos do corpo como orelha, testa e pescoço, por exemplo. Através desse estímulo são liberadas substâncias químicas que causam sensação de bem estar e relaxamento no cérebro.
Pesquisas recentes mostram que a prática da acupuntura pode também ser associada à terapia, um recurso útil e importante no tratamento da ansiedade.
A técnica pode ser utilizada em pacientes de todas as idades, sejam eles crianças até idosos. A restrição fica para pessoas com problemas de coagulação ou em avançado estágio de doença crônica.
Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a clínica Magna Opus!